ISSO É PREOCUPANTE por Ari Bruno Lorandi
Consumo de famílias ao nível de 2010
Postado em 01/03/2016
As quantidades consumidas de itens básicos, como alimentos e artigos de higiene e limpeza, deram marcha à ré no ano passado orologi replica e voltaram para os níveis de 2010. Em 2015, o volume desses itens comprados pelas famílias caiu 2% em relação ao ano anterior. Já o valor gasto ficou estável, o que significa uma queda real de cerca de 10%, considerada a inflação.
"Foi a primeira vez que efetivamente andamos para trás", diz Christine Pereira, diretora da Kantar Wordpanel, empresa de pesquisa que visita semanalmente 11.000 lares brasileiros para tirar uma fotografia do que os 51 milhões de domicílios espalhados pelo país consomem, de fato, de uma cesta com 150 categorias de produtos.
É também o caso dos móveis que registraram queda de 11,6% que, somando-se os 10,6% da inflação, temos uma redução de 22,2% no volume de dinheiro gasto com mobiliário. E também voltamos ao patamar de 2011, em valores nominais, ou seja, sem considerar a inflação de todo o período. Para citar outro exemplo que justifica os números: Em 2014, segundo o PIB, o consumo das famílias respondia por 1,3% do PIB. Ano passado houve queda de 4%. E a evolução negativa foi crescente em 2015, atingindo -6,8% no último trimestre.
Veja abaixo um resumo dos indicadores do PIB 2015, divulgados pelo IBGE.
O consumo das famílias é sustentado pelo trinômio inflação, renda e emprego, e esses três pilares estão abalados pela crise.
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TAGS - Kantar Wordpanel, PIB, consumo das famílias
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