Cadê meu móvel que tava aqui? por Ari Bruno Lorandi
O consumidor está comprando menos.
Postado em 04/04/2017
O consumidor está comprando menos. O item mobiliário em 1998, portanto há 20 anos, representava hublot replica watches uk 2,5% do bolo de consumo das famílias, à época equivalente a US$ 375.504.265 bilhões. Portanto, mobiliário tinha uma fatia correspondente a US$ 7.854,394. Em 2016, de um total de R$ 3.621.750.208,872 (três virgula seis trilhões de reais) disponíveis para consumo, o item mobiliário tinha 61.192.097.874, ou seja, 1,7%. Se tivéssemos mantido o mesmo percentual de 20 anos antes, o total teria sido R$ 90.543.755.220. Portanto, teríamos mais R$ 29,3 bilhões. Sumiram 48% da base do potencial de consumo de móveis neste período.
Nós, a comunidade moveleira (que alguns ainda chamam de cadeia – e talvez estejam mais certos...) não apenas não conseguimos desenvolver o mercado de consumo como também fomos deixando parte deste mercado pelo caminho.
Enumerar os fatores que levaram a isso demandaria escrever não uma coluna no site, mas um livro. Não é o caso no momento. O que importa é reconhecer todos os equívocos que foram cometidos, o distanciamento do mobiliário em relação ao estilo de vida e às necessidades das pessoas; o fazer mais do mesmo, simplesmente para ser maior que o concorrente; as deficiências históricas das lojas que comercializam móveis; a concorrência baseada exclusivamente em preço, puxando a qualidade para baixo e decepcionando cada vez mais o consumidor que, em resumo, partiu para outros tipos de consumo.
Nosso chamamento é para aproveitemos este fim de crise, período de reconciliação, de avaliar o que sobrou e decidir de uma vez por todas: vamos continuar fazendo tudo igual, esperando que a retomada da economia “lenta e gradual” nos leve de volta – daqui a alguns anos – ao que éramos em 2010, ou começar uma revolução na nossa maneira de fazer as coisas e recuperar o verdadeiro terreno perdido, medido pela redução da fatia do bolo como vimos acima?
A decisão está,Cheap Jerseys Market mais uma vez, nas nossas mãos replica omega watches uk.
Breitling replica watches
TAGS - consumidor, mobiliário, móveis, consumo
COMENTE
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog
COMENTÁRIOS