para_onde_vamos.jpg

Afinal, para onde vamos? por Ari Bruno Lorandi

Fazendo a mesma coisa o resultado será igual

Postado em 16/12/2014

A indústria patinou na produção que, mais uma vez fecha o ano próximo de zero, só que desta vez vai ficar no terreno negativo, o que não acontecia desde 2009.

O repasse de preços na indústria ficará em linha com a inflação medida pelo IPCA que também registra alta dos móveis compatível com a média geral. Tudo fica na casa dos 6,5%.

As exportações mais uma vez registram queda ante o ano anterior. Isso acontece todos os anos desde 2011 e deve fechar 2014 com -2%. Os Estados Unidos são responsáveis pela situação não estar pior. Em 2014 elevaram suas compras em quase 17%. Enquanto isso nosso principal parceiro na América do Sul, a Argentina, comprou 30% menos.  Com este desempenho, dos 770 milhões de dólares de 2010, devemos fechar agora pouco mais de 680 milhões. Significa que 90 milhões de dólares em exportações desapareceram em quatro anos.

O mesmo não pode-se dizer das importações que vão de vento em popa. Em 2014 bateram nos 700 milhões de dólares, o que corresponde a 150% de aumento na comparação com 2009. Da China vieram 30% do total, aumento de 11% na comparação com 2013. Hoje, quase 5% dos replica relojes móveis vendidos no Brasil já vem do exterior.

No varejo o Nordeste tem garantido que o resultado não seja tão ruim, embora 2014 feche com volume de vendas apenas 1% acima de 2013. E olhe que Pernambuco e Ceará aumentaram em 8% e 10,6%, respectivamente. Mas o maior mercado brasileiro, São Paulo, registrou retração de 8,1%. Percebeu? São Paulo comprou 8,1% menos em volume. Como o repasse da inflação acabou acontecendo nos pontos de venda, a receita nominal de venda de móveis, também dados do IBGE, se aproxima de 9% e mais uma vez Ceará e Pernambuco lideram a alta com 17,1% e 16,9%, respectivamente. E mais uma vez também São Paulo puxa para baixo com -0,7%.

Enquanto isso as ações da Unicasa, a única negociada na Bolsa de Valores, derreteram imitazioni borse firmate e insistem em ficar abaixo de R$ 2,50, ou seja, valem hoje pouco mais de 15% do que valiam em junho de 2012. E como se isso não bastasse, a Comissão de Valores Mobiliários – a CVM – está investigando os diretores da Unicasa por uso privilegiado de informação em negociações de ações.

Fechamos o ano com mais um escândalo em Minas Gerais, desta vez com a Receita Estadual investigando empresas por sonegação fiscal. Por enquanto são dois grupos na mira do fisco. Mas o problema pode se generalizar a julgar pelo modelo adotado por estes grupos e que é o mesmo adotado por muitas empresas de outras regiões do País.

E quais as previsões para 2015?

cheap nfl jerseys wholesale nfl jerseys nba replica jerseys cheap club jerseys

Não se consegue resultado diferente quando fazemos as mesmas coisas. Com isso quero dizer que as indústrias de móveis não fizeram quase nada diferente o que não permite esperar resultados diferentes. Mais uma vez vamos depender do comportamento da parte de cima do Brasil, notadamente o Nordeste de onde podem vir as melhores notícias do mercado. Nossa estimativa é de crescimento de 5,7% em receita nominal de vendas e de 0,5% em volume de móveis vendidos.

O comércio internacional de móveis continuará apresentando o mesmo desempenho de 2014, provavelmente – e na melhor das hipóteses – finalmente estacando o período de queda. E com a alta do dólar, as importações também devem apresentar desaceleração.

 

 

TAGS - moveleiro, moveis, mobiliário, 2015, Pernambuco, Ceará, Nordeste

COMENTE

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog

COMENTÁRIOS

Mais Artigos

REESTRUTURAÇÃO DA TODESCHINI JUNTA OPERAÇÕES DE DUAS MARCAS osmrtnice

A Todeschini, que replique Tag Heuer há 80 anos atua no mercado moveleiro anunciou em convenção nacional, dia 13, algumas mudanças importantes nas empresas do grupo. D...

+

mulher_em_loja_de_moveis.jpg

Por que móveis não estão vendendo?

Todos reconhecem que o mercado de móveis está muito devagar. A pesquisa mensal do IBGE confirma isso. Em janeiro houve recuo de 0,8%, em relação ao primeiro mês de 20...

+

1463488.png

Continuamos perdendo

  O ano de 2018, embora tenha apresentado o resultado positivo de 2017, também não repetiu dos 3 anos anteriores. O problema maior foi a oscilação durante todo o an...

+

grafico_bovespa.jpg

Fala sério

    A reação dos especuladores ao anúncio do governo dos primeiros pontos definidos da reforma da Previdência foi de grande euforia. O Ibovespa disparou 1.00...

+

como-ganhar-dinheiro_2.jpg

Qual o salário para fazer você feliz?

Um estudo publicado pela revista Nature Human Behavior, elaborado por psicólogos norte-americanos mostra que dinheiro pode, sim, comprar felicidade Dinheiro compra ou não felicidade? ...

+

11701-Bolsonaro-presidente-816x400.jpg

Agora com certeza vai

best replica watches  replica watches  Replica Bell & Ross  svizzeri No primeiro discurso de Jair Bolsonaro ficou evidente a preocupação c...

+