Participação continua caindo por Ari Bruno Lorandi
Em 2009 o consumo de móveis era de R$ 35,7 bilhões
Postado em 20/05/2014
Não vamos muito longe no tempo: em 2009, para um mercado total de R$ 1,767 trilhão, sobrava para o consumo de móveis pouco mais de R$ 35,7 bilhões, ou mais precisamente 2,02% do bolo. Em 2014, dos R$ 3,262 trilhões disponív
eis para o consumo dos brasileiros, o percentual de móveis caiu para 1,65%. Se tivéssemos mantido o percentual de 2009, o potencial de compra de móveis este ano alcançaria quase R$ 66 bilhões e não os R$ 55,8 bilhões previstos. Outro dado, considerando a mesma pesquisa, que é do IPC Maps: o bolo de dinheiro disponível para consumo cresceu 84,58% entre 2009 e 2014. Na mesma base de comparação, o dinheiro disponível para compra de móveis aumentou 56,10%. Voltamos ao ponto central de uma discussão que o setor faz questão de adiar: não se obtém resultado melhor fazendo o mesmo. Pior ainda é fazer mais do mesmo, inflando a oferta. E ficamos inventando congressos para discutir banalidades, ao invés de sentarmos à mesa para questionar height shoes o que vem sendo feito e revolucionar o jeito de fazer as coisas para obter melhores resultados.
Para reforçar o que eu escrevi acima, veja o que diz a designer Silvia Grilli em seu Trendmovel sobre o que se viu na Movelsul: "um festival de cópias adaptadas dos produtos estrangeiros, apenas maquiados com novas cores e detalhes decorativos que não agregam um real valor aos produtos. As exceções existem mas são tímidas porque os empresários têm medo de ousar e insistem em mostrar 'mais do mesmo'".
On the occasion of the centenary of the brand, Omega launched the Centenary Centennial Watch in 1948, which is the first limited edition watch with Omega self-winding movement and precision watch certification.
replicas omega The Centenary Centennial Watch combines precision and practicality with the positive market response Omega believes that the watch for the release of the precision automatic watch series has matured.
TAGS - mercado, móveis, consumo, dinheiro disponível, festival de cópias, mais do mesmo
COMENTE
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog
COMENTÁRIOS