A festa está acabando por Ari Bruno Lorandi
A "nata" de empresários não basta
Postado em 26/10/2015
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Vamos lembrar o começo, com reportagem na revista Vogue: “Guarde este nome na memória: TOG. Apresentada em evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão de 2014, a marca criada por Philippe Starck promete chacoalhar o mercado de móveis e design brasileiro a partir desta quinta-feira (21.05), quando inaugura sua primeira flagship mundial em São Paulo (em evento com a presença de Starck himself, é claro). Idealizada pelo hitmaker francês em parceria com a gigante de calçados brasileira Grendene , a TOG - All Creators Together oferece design democrático (leia-se preço bom) e assinado por um time de criadores irresistível – proposta inédita em terras tupiniquins. Ao lado de Alexandre Grendene, um time poderoso de investidores apostou no projeto de Starck há cerca de dois anos: BTG Pactual, Nizan Guanaes e Alexandre Allard, este responsável pela reforma e hype do Hospital Matarazzo, em São Paulo. ” Os móveis da TOG, produzidos principalmente a partir de plástico, são produzidos em grande escala na Itália e assinados por designers de renome; na primeira coleção, os clientes rolex imitacion encontrarão criações de Philippe Starck, Ambroise Maggiar, Sebastian Bergne, Nicola Rapetti, Sam Hecht e Kim Colin, Dai Sugasawa e Jonathan Bui Quang Da. Como se não bastasse o portfólio de produtos, a cereja do bolo fica por conta da personalização: a marca conta com banco de artistas e artesãos on-line que oferecem serviços de customização colaborativa e a gosto do cliente, possibilitando a criação de um produto não só assinado, mas também exclusivo.
A TOG abriu uma loja conceito no Itaim Bibi, zona nobre de São Paulo e no último dia 23 a Grendene anunciou que vai reavaliar com os acionistas a sua operação de móveis TOG. A operação, iniciada no fim de 2014, gerou uma receita bruta de R$ 1,4 milhão e um prejuízo de R$ 14,8 milhões nos nove meses.
O que deu errado no badalado projeto? Não basta reunir a “nata” de empresários e designers. É preciso combinar com os consumidores. O que dá certo na Europa pode não dar certo no Brasil.
Vamos combinar que o setor cheap replica rolex moveleiro é pra gente que consegue “ler nas entrelinhas” e Alexandre Grendene já mostrou que não sabe. Veja os casos da Telasul e Unicasa.
TAGS - Philipe Starck, TOG, Vogue
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