Quem ganha com a Copa? por Ari Bruno Lorandi
Os patrocinadores e as empreiteiras são alguns deles
Postado em 29/05/2014
A Copa do Mundo, maior evento esportivo do planeta, planejada durante sete anos para deixar “grande legado” ao Brasil, trará efeitos “fugazes” à economia – mostra relatório da agência de classificação de risco Moody’s.
Nas contas da instituiçã o torneio trará ganho da ordem de R$ 25,2 bilhões ao País. Num primeiro olhar, pode parecer bastante. Mas, pela ótica da produção de bens e serviços (PIB, o Produto Interno Bruto), o impacto é ínfimo. O PIB consolidado do Brasil no último ano nas Contas Nacionais, em valores correntes, foi de R$ 4,838 trilhões.
Entre as empresas beneficiadas pelo evento, estão, naturalmente, os patrocinadores oficiais, os setores de Alimentos e Bebidas, Hospedagem, Locação de carros, Telecomunicações e Publicidade. As empreiteiras envolvidas na construção dos estádios também têm a ganhar, bem como as redes de TV transmissoras das partidas No entanto, os problemas de mobilidade urbana e os dias perdidos de trabalho por causa dos jogos tendem a minimizar ou anular o empurrão no PIB dado por esses segmentos dos Serviços.
Para o setor de móveis, vantagem zero. Aliás, prejuízo com os dias de jogos quando a produtividade deve cair como sempre acontece, e que deverão ser pagos aos funcionários. Os três da fase de grupos, dias 12, 17 e 23 de junho e mais alguns das outras fases (neste caso depende da colocação do Brasil na primeira e nas fases seguintes. E se o Brasil ficar em primeiro e disputar a final, serão mais 2.
cheap nfl jerseys wholesale nfl jerseys nba replica jerseys cheap club jerseys
TAGS - copa do mundo, patrocinadores, empreiteiros, hospedagem, alimentação, locação de carros, setor moveleiro
SERGIO RESENDE
mens designer watches Prezado Ari, parabéns pela qualidade dos seus posts. Todos são de excelente qualidade, atuais e muito úteis nos negócios. Atenciosamente, Sergio Resende.