cozinha.jpg

Móveis Planejados estão voltando às suas origens por Ari Bruno Lorandi

Movimentos das duas maiores dizem que sim

Postado em 25/11/2014

 

Não dá para não lembrar. Quando a Todeschini iniciou o projeto de franquias, escrevemos sobre isso: “vender através de lojas exclusivas representa um risco para as empresas, principalmente porque venda de planejados é basicamente venda de serviços e no Brasil é muito difícil conseguir serviços de montagem de móveis com a qualidade que os planejados exigem”. Mas em pouco tempo uma dezena, duas dezenas, três dezenas de marcas estavam adotando o mesmo sistema da Todeschini. Aqui, é importante lembrar que antes da Todeschini havia algumas marcas com lojas exclusivas como Florense, Bontempo, Kitchens e outras menos conhecidas no País.

ysl false

Voltando ao ponto: em 2013 o setor de planejados contava mais de 40 marcas e 3.600 lojas espalhadas por todas as cidades com mais de 60 mil habitantes, segundo pesquisa do Intelligence Group. A Unicasa abriu o capital em abril de 2012 com 888 lojas exclusivas das marcas Dell Anno, Favorita e New. Hoje tem 667, contando as da marca Casa Brasileira.

 

E não foram apenas as lojas que diminuíram, a receita da Unicasa caiu 3,3% nos primeiros 9 meses deste ano na comparação com igual período de 2013. Nas lojas Dell Anno e Favorita o número de módulos vendidos no período caiu 3%. Nas lojas New e Casa Brasileira, a queda foi de 7,7%.

 

Infelizmente é impossível ter certeza sobre o desempenho das outras principais marcas porque elas não divulgam os números, mas nossas pesquisas mostram que todas sentem dificuldades. Mas a Todeschini, a outra gigante do setor, decidiu fazer uma reavaliação geral de seus processos e práticas de gestão, especialmente do jeito como suas fábricas interagem com as redes de lojas. A prioridade é fortalecer as operações no varejo, tornando-as mais eficientes e resilientes a épocas de mercado retraído. “Não adianta mais termos aquela falsa ilusão de que basta vender muito. É preciso vender com margem e qualidade”, explica Nereu Conzatti, diretor comercial da marca Todeschini, uma das três administradas pelo Grupo Todeschini S/A. A demanda inicial já foi atendida e agora é preciso buscar uma nova direção.

replique montre

 

É isso que a Unicasa está fazendo, a partir da parceria com a Via Varejo que vai investir no segmento de planejados nas lojas da Casas Bahia e Ponto Frio. Por enquanto é uma ação pontual, em poucas lojas, mas o diretor comercial de móveis da Via Varejo, André Caio, parece decidido a colocar os móveis no topo de mix das lojas. Quando isso acontecer também em outras redes – o que fatalmente vai ocorrer – estaremos voltando às origens.

swiss replica watches

TAGS - Unicasa, Todeschini, Dell Anno, New, Casa Brasileira, Favorita, planejados, Florense, Bontempo, Kitchens

COMENTE

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog

COMENTÁRIOS


Valnei Fiorin

A grande onda de mudanças na maneira de distribuição de móveis planejados se deu proximamente aos anos 90, quando num primeiro estágio surgiram as lojas especializadas e de multimarcas. E com o tempo (95) surgiam então as lojas exclusivas de marcas. Eu concordo plenamente que estamos numa encruzilhada, ou seja diante de um modelo que requer urgentemente de uma " reengenharia" da maneira de distribuição dos produtos planejados. Ariscaria dois caminhos; Como dizem que tudo volta no tempo, quem sabe uma maneira antiga de distribuição ou seja dentro de grandes redes como já era naqueles tempos; Arapuã, Prosdócimo, Mesbla, Magazine Luiza, Hermes Macedo, Lojas Colombo e muitas outras,ou um modelo de franquia com lojas exclusivas, comprometidas e com toda a logística de distribuição e serviços, bem como um MKT mais agressivo e holístico de mercado, oferecendo aquilo que é a grande demanda do nosso público alvo "segurança de compra e qualidade da logística" Já que as marcas arcam com o ônus de seus revendedores quando não se responsabilizam com suas obrigações. É hora de agir nos fundamentos das relações comerciais tomando atitudes para fortalecer; em mais uma "onda" de mudanças no segmento de móveis planejados no Brasil. Assim eu penso. Valnei Fiorin- Representante Comercial em MG.

Mais Artigos

REESTRUTURAÇÃO DA TODESCHINI JUNTA OPERAÇÕES DE DUAS MARCAS osmrtnice

A Todeschini, que replique Tag Heuer há 80 anos atua no mercado moveleiro anunciou em convenção nacional, dia 13, algumas mudanças importantes nas empresas do grupo. D...

+

mulher_em_loja_de_moveis.jpg

Por que móveis não estão vendendo?

Todos reconhecem que o mercado de móveis está muito devagar. A pesquisa mensal do IBGE confirma isso. Em janeiro houve recuo de 0,8%, em relação ao primeiro mês de 20...

+

1463488.png

Continuamos perdendo

  O ano de 2018, embora tenha apresentado o resultado positivo de 2017, também não repetiu dos 3 anos anteriores. O problema maior foi a oscilação durante todo o an...

+

grafico_bovespa.jpg

Fala sério

    A reação dos especuladores ao anúncio do governo dos primeiros pontos definidos da reforma da Previdência foi de grande euforia. O Ibovespa disparou 1.00...

+

como-ganhar-dinheiro_2.jpg

Qual o salário para fazer você feliz?

Um estudo publicado pela revista Nature Human Behavior, elaborado por psicólogos norte-americanos mostra que dinheiro pode, sim, comprar felicidade Dinheiro compra ou não felicidade? ...

+

11701-Bolsonaro-presidente-816x400.jpg

Agora com certeza vai

best replica watches  replica watches  Replica Bell & Ross  svizzeri No primeiro discurso de Jair Bolsonaro ficou evidente a preocupação c...

+