continue_tentanto.jpg

Empresas acima da crise por Ari Bruno Lorandi

Mas muitas ainda precisam se ajustar

Postado em 30/07/2015

 

 

Mesmo vivenciando uma crise nas vendas e com as projeções de Produto Interno Bruto (PIB) negativo em 2015, empresas como Whirlpool, 3M e Natura manterão praticamente inalterados os percentuais de investimento em inovação e desenvolvimento em proporção do faturamento neste ano. As três empresas que fazem parte das 10 mais inovadoras do país, segundo o anuário "Inovação Brasil", elaborado por meio de uma parceria do Valor com a consultoria Strategy&, do grupo PwC, confirmaram a manutenção de seu planejamento para o ano. A 3M vai continuar aplicando entre 5% e 6% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento neste ano - percentual superior à média mundial, de 3,5%. A Whirlpool, primeira colocada, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, investirá entre 3% e 4% na área e tem planos de lançar neste ano cerca de 200 novos produtos - mais do que em 2014, quando a empresa colocou 180 novos itens no mercado. E a Natura vai continuar investindo aproximadamente 3% da receita líquida em inovação.

Exemplos como estes não faltam. Mas, estamos tratando de gigantes e líderes nos mercados em que atuam. Portanto, defender suas posições parece elementar. Mas, e quando se trata do setor moveleiro, reconhecido pela pulverização de empresas, marcas de pouca expressividade diante do consumidor e pouco poder de negociação com o varejo? Qual o comportamento dos empresários moveleiros em tempos de dificuldades? Apesar de insistirmos ao longo de muitos anos sobre a necessidade de desenvolvimento do mercado interno, o que se viu foi uma mega expansão das fábricas, um superdimensionamento da capacidade produtiva, com a agregação de novas tecnologias, se imaginando reduzir os custos com aumento da produtividade. Mas a estratégia não funcionou porque o consumo permaneceu praticamente inalterado. Em 2013 o volume de vendas registrou -1,6% e em 2014 houve uma leve retomada com alta de 0,5% apenas. Porém, estes resultados não foram suficientes para uma tomada de posição geral, visando diminuir a produção como estratégia de sobrevivência. A maioria ainda apostava na recuperação das vendas, “provavelmente em 2015, já que 2014 foi o ano da Copa do Mundo e as famílias optaram por comprar TV”. Ledo engano. E as indústrias – não todas, felizmente – estão atravessando a maior crise de sua história. Em cada polo moveleiro existe pelo menos uma em recuperação judicial e outras que poderão tomar esta medida se as vendas de julho e agosto não atingirem as suas necessidades para fazer frente ao fluxo de caixa.

Temos certeza de que existem muitas empresas que fizeram o dever de casa - na hipótese provável de absorver espaços deixados por algumas que ficarão pelo caminho – e colherão os resultados daquilo que plantaram.

replique rolex

Não há injustiça para aquelas que não superarem a crise atual. Não foi por falta de aviso. Elas apenas resolveram se concentrar no ataque a concorrentes, ao invés de focar o mercado.

TAGS - PIB, Natura, 3M, Inovação

COMENTE

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog

COMENTÁRIOS


Ivonei Schmitz

O grande desafio dos últimos anos, foi concentrar esforços aos longos do período, para tornar a indústria competitiva no mercado. Somos sabedores que até o ano de 2014, vínhamos numa crescente, tanto nos investimentos, quanto nas adaptações de foco de mercado e produto. Os números e informações, apontavam que 2015, teríamos um decrescente no percentual das vendas, comparados aos números anteriores. O grande desafio, era adentrar 2015, com um quadro confortável e positivo. Quem fez o tema de casa e os ajustes necessários, estão se sobressaindo dos demais e visualizando o período de 2016, como um ano de conquistas!!

Mais Artigos

REESTRUTURAÇÃO DA TODESCHINI JUNTA OPERAÇÕES DE DUAS MARCAS osmrtnice

A Todeschini, que replique Tag Heuer há 80 anos atua no mercado moveleiro anunciou em convenção nacional, dia 13, algumas mudanças importantes nas empresas do grupo. D...

+

mulher_em_loja_de_moveis.jpg

Por que móveis não estão vendendo?

Todos reconhecem que o mercado de móveis está muito devagar. A pesquisa mensal do IBGE confirma isso. Em janeiro houve recuo de 0,8%, em relação ao primeiro mês de 20...

+

1463488.png

Continuamos perdendo

  O ano de 2018, embora tenha apresentado o resultado positivo de 2017, também não repetiu dos 3 anos anteriores. O problema maior foi a oscilação durante todo o an...

+

grafico_bovespa.jpg

Fala sério

    A reação dos especuladores ao anúncio do governo dos primeiros pontos definidos da reforma da Previdência foi de grande euforia. O Ibovespa disparou 1.00...

+

como-ganhar-dinheiro_2.jpg

Qual o salário para fazer você feliz?

Um estudo publicado pela revista Nature Human Behavior, elaborado por psicólogos norte-americanos mostra que dinheiro pode, sim, comprar felicidade Dinheiro compra ou não felicidade? ...

+

11701-Bolsonaro-presidente-816x400.jpg

Agora com certeza vai

best replica watches  replica watches  Replica Bell & Ross  svizzeri No primeiro discurso de Jair Bolsonaro ficou evidente a preocupação c...

+